DESTINO: MAMBAÍ/GOObjetivo Ajudar as crianças da cidade de Mambaí/GO, a 300 km de Brasília, no nordeste goiano, a terem em suas mãos, livros de boa qualidade. Estamos adotando esta cidade como nossa afilhada para promover a literatura infanto-juvenil.
Motivação
Uma das organizadoras, após seu casamento, faz visitas regulares a esta cidade. Encantou-se com algumas crianças da cidade que lêem os mesmos gibis mil vezes, doados por ela em certa ocasião, e que as traspõem para um mundo mágico.
Metodologia
Ações de arrecadação
1- Já estamos pedindo doações a todas as pessoas que conhecemos e já estamos recebendo-as. Quem sabe você não é umas das pessoas que possuem livros que seus filhos não lêem mais, já enjoaram ou estão atolados enchendo as estantes porque eles já passaram da idade... Peça para todos que você conhece.
2- Abrimos um blog para facilitar a comunicação com os envolvidos – tambemqueroler.blogspot.com
3- Fizemos contato com o projeto Caixa Estante em Brasília. Fomos muito bem recebidas e nos prometeram doar títulos que interessem às crianças.
4- Fizemos contato com o projeto do governo federal Arca das Letras. Também fomos muito bem recebidas e prometeram a doação de uma Arca, haja vista a cidade pertencer à área rural. As fichas para os receptores da Arca já estão sendo preenchidas conforme solicitado pelo Agente doador, a fim de ser providenciado um curso para os zeladores da Arca.
Ação de doação
1- Enquanto arrecadamos os livros, pesquisar na cidade por mães interessadas em acolher o projeto. É preciso conseguir um espaço próprio para administrar as doações. Serve um galpão que esteja sobrando...
2- Para receberem os livros, incentivaremos a formação de um grupo de pelo menos dez pessoas interessadas em aprender contação de histórias, em estilo de oficina com fantoches e criação de materiais literários, a ser ministrado no dia da entrega dos livros, de acordo com o cronograma.
3- Confecção de uma caixa estante para proporcionar a circulação de livros entre as casas da cidade.
Ação de recepção
1- Estabelecer comunicação para verificar a possibilidade da população acolher as pessoas que participarão do evento em suas casas para pernoite.
2- Providenciar os locais para o evento, escola, igreja... Convidar os moradores da cidade. Preencher fichas de inscrição dos candidatos para o curso contador de história.
Resultados Esperados
1- Esperamos estabelecer contato pelo menos 90 crianças na pequena cidade de Mambaí/GO.
2- Esperamos ministrar um curso de Contação de Histórias para pelo menos 20 pessoas do local.
3- Distribuir Arca das Letras
4- Distribuir uma Caixa Estante
5- Entregar os títulos arrecadados por terceiros para o evento.
6- De acordo com a integração da equipe de trabalho, o angariamento de doações e a receptividade de Mambaí, esperamos acolher outros destinos.
Resultados Alcançados
1- O primeiro Também Quero Ler, ralizado em Mambaí/GO alcançou um público de 422 pessoas durante o dia. Pela manhã foi anotada a presença de 96 crianças e 230 pela tarde. A Equipe de Brasília contou com o apoio de 28 pessoas que se doaram com alegria para a realização do Projeto. Havia material para mais 158 crianças. Observou-se que as crianças que participavam de oficinas que requeriam acompanhamento de pais ou responsáveis estavam sozinhas. Considerou-se pouca adesão dos adultos.
2- O curso de Contação de Histórias foi realizado pela contadora de história profissional de Brasília a Sra. Adriana do Grupo Matrakaberta, para 30 adultos e em seguida houve contação com a participação de aproximadamente 96 crianças (público aberto). Durante a tarde foram realizadas as oficinas de origami 1 (crianças pequenas), origami 2 (jovens a partir de 12 anos), fantoches, dedoches (da Fábrica Mil Dedoches), sucata, teatro e representação, e um mini curso chamado RRR - reciclar, reutilizar e reduzir acompanhado de oficina de sabão para adultos. Fomos privilegiados com a presença de dois palhaços que animaram o dia e o momento Palco Da Coragem. O palhaço Mimico é integrante do Grupo Camarim e o Letrício foi batizado com louvores no dia do Evento. O Projeto contou com a presença da pintura de rosto que alegrou a meninada com borboletas maravilhosas e aranhas. Cada criança revebeu uma sacola tipo capanga de cor amarela para guardar suas produções nas oficinas e também gibis do Sesinho, doados especialmente para o projeto.
3- Não foi possível levar a Arca das Letras para Mambaí. A pessoa que a prometeu não conseguiu. O trâmite é bem complexo e existe toda uma estrutura de reuniões locais para avaliar o interesse da comunidade em obter a Arca.
4- Foram distribuídas duas Caixas Estantes e quatro estantes tipo prateleira na modalidade biblioteca domiciliar seguindo o padrão da Mala do Livro de Brasília.
5- Foram entregues aproximadamente dois mil títulos arrecadados pela equipe do Também Quero Ler devidamente catalogados, registrados e carimbados distribuídos entre as seis BDs e uma parcela de enciclopéidas para a Escola acolhedora do projeto Sebastião Moreira. Louvores à Diretora Luciana, da Estadural Sebastião Moreira pelo empenho e dedicação antes, durante e depois do evento. Dentre o acervo, além das ricas obras literárias infantis, infanto-juvenil e adulto, arrecadamos livros didátidos do segundo grau em excelente estado de conservação. Algumas enciclopédias de arte e de saúde fizeram a diferença na riqueza de títulos. Todos os livros arrecadados para o evento foram transpostados para o local. Foi preciso um caminhão 3/4 para transportar o material. Houve pouca arredacação de gibis. Um úcico casal doou cerca de 30 exemplares que foram distribuídos nas seis Bibliotecas Domicilares. Destaque para o livro de aventura Harry Potter e a coleção completa do Crespúlo, atualmente os favoritos entre a juventude. Excelentes romances adultos acompanharam o acervo, destaque para o livro A Cabana e o Colecionador de Pipas.
6- Fomos muito bem acolhidos na cidade de Mambaí pelos moradores. Apesar do projeto ter se preocupado em fazer todas as comunicações oficiais necessárias para entrar pela porta da frente, observou-se uma certa extranheza política haja visto nunca terem se deparado com este tipo de doação. Após a reunião de avaliação ficou definido novo destino e data para o prósimo evento, a ser divulgado posteriormente. Percebeu-se a necessidade de criar algo que envolva os habitantes locais para o projeto ter mais adesão dos adultos.
7- Em contrapartida, no domingo seguinte ao evento em Mambaí, os membros do Também Quero Ler se deliciaram com as belezas naturais da Cidade, andando por entre trilhas e cavernas, onde foi possível participar dos brinquedos radicais como a tiroleza de 320 metros e o rapel na cachoeira de 42 metros de altitude. Agradecimentos especiais a Mambaí Adventure que nos doou os ingressos.
Organizadores
Giulieny Matos
Autora do Livro “A Menina Derretida”, a ser lançado pela Editora RHJ
giulienymatos.blospot.com
no google procurar trocadefigurinhas.blogspot
Mauricéia Nascimento
Professora da Secretaria de Educação do DF e trabalha com alunos internados no Hospital Regional de Samambaiatambemqueroler.blogspot.comIlson Lopes
Diretor Executivo
tambemqueroler.blogspot.com