Também Quero Ler!

Olá amigos e amigas da leitura, da contação de história, da criatividade! Este projeto foi criado para promover a leitura e incentivar a criativade e o mágico em quem participa!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ficha de inscrição


Ficha de inscrição Também quero Ler - Destino Mambaí/GO
Nome

Idade


Marcar um x na palestra de interesse:

A importância da literatura na infância

Contação de história infantil

Marcar um x na oficina de interesse:

Sucata para crianças

Fantoches para adultos

Origami para crianças

Representação para adultos

***

Criatividade para adultos

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Feliz dia do amigo!

Dedico essa mensagem aos novos amigos de Mambaí (nosso ponto de partida do "Também quero ler")e aos grandes amigos: Marco, Giulieny e pimpolhos.

"Eu talvez não tenha muitos amigos. Mas os que eu tenho são os melhores que alguém poderia ter. Além disso tenho sorte, porque os amigos que tenho têm muitos amigos e os dividem comigo. Assim o meu número de amigos sempre aumenta, já que eu sempre ganho amigos dos meus amigos. Foi assim aqui, uns eu ganhei há tempos, outros são mais recentes. E quem os deu não ficou sem eles, pois a amizade pode sempre ser dividida sem nunca diminuir ou enfraquecer. Pelo contrário, quanto mais dividida, mais ela aumenta. E há mais vantagens na amizade: é uma das poucas coisas que não custam nada e valem muito, embora não sejam vendáveis. Entretanto, é preciso que se cuide um pouco das amizades. As mais recentes, por exemplo, precisam de alguns cuidados... Poucos, é verdade, mas indispensáveis. É preciso mantê-las com um certo calor, falar com elas mais amiúde e no início, com muito jeito. Com o tempo elas crescem, ficam fortes e até suportam alguns trancos. Prezo muito minhas amizades e reservo sempre um canto no meu peito para elas. E, sempre que surge a ocasião, também não perco a oportunidade de dar um amigo a um amigo, da mesma forma que eu ganhei. E não adiantam as despedidas, de um amigo ninguém se livra fácil. A amizade além de contagiosa é totalmente incurável. "


Vinícius de Moraes

Mauricéia Lopes


Seu comentário é importante para nós!

Olá leitores, amigos e colagoradores do Também Quero Ler!!!


Como para alguns dos amigos e leitores a participação e comentários em blog é novidade, segue aqui uma dica para ajudar você:


Como comentar no blog:

• Clique dentro da caixa "postar um comentário" (fica abaixo do texto/conteúdo do post);

• Escreva seu comentário nesta caixa;

• Depois, em "Comentar como" clique em "selecionar perfil..."

• Clique em "Anônimo" se você não possui uma conta de email do google (gmail);

• Após isto, clique em "Postar Comentário";

• Seu comentário estará disponível para todos que acessarem o site após a aprovação do mesmo pelas coordenadoras so blog.

Colaboração do amigo Érik

terça-feira, 19 de julho de 2011

Nova data antes da CHUVA!!! 24/9

Olá pessoal!!!




Nova data para não pegarmos chuva!!!

Abraços!!!

Em breve estaremos repassando mais dados sobre o local e pouso.

Estamos recebendo as doações

Se você nos conhece pessoalmente pode deixar na nossa residência, caso contrário, entre em contato conosco e marcaremos hora para buscar em qualquer Carrefour do DF. Contamos com a sua colaboração!!!
Abraço,
Mauricéia - maurishalom@gmail.com
96339382 (VIVO)
Giulieny - giulieny.autora@gmail.com
81316214 (TIM)

Cronograma Evento – Também quero ler!!!

Cronograma Evento – Também quero ler!!!

tambemqueroler.blogspot.com

DESTINO: MAMBAÍ/GO

Sábado 24/9/2011
Cronograma do Evento
Também quero ler!!!
DESTINO: MAMBAÍ/GO
Sábado 24/9/2011


10h Minicurso: Contação de história infantil –Público jovens e adultos. Quantidade de participantes: livre. Matrakaberta.


14 h – Contação de história pelo Grupo Matrakaberta. (Adriana e Marcelo) Quantidade de participantes livre. Idade livre.
15 h – Início das oficinas
*Oficina de dedoche (Jaqueline e Rosimar do Mil Dedoches) - 50 vagas crianças até 9 anos. Crianças até 7 anos acompanhados do adulto responsável)
*Oficina de sucata (Marcelo do Matrakaberta)- 200 vagas crianças até 13 anos. Crianças até 7 anos acompanhados do adulto responsável)
*Oficina de representação (Márcio) – ensaio no espelho, noções de teatrologia e dramaturgia - 50 vagas - a partir 12 anos
*Oficina de fantoche (Jamila e Rosa) - 50 vagas crianças até 9 anos. Crianças até 7 anos acompanhados do adulto responsável)
*Oficina de origami 1 (Cida e Alexandre) - 50 vagas. Idade livre. Crianças até 7 anos acompanhados do adulto responsável
*Oficina de origami 2 (Mara e Nayane)- 15 vagas a partir de 12 anos.
* Minicurso RRR - Reduzir, Reutilizar, Reciclar - exclusivo para adultos a partir 18 anos. 50 vagas.
- Palco da Coragem - Livre (Humberto)

16h30 - Intervalo
17h – Apresentação das histórias pelos participantes – selecionar 4 a 6 apresentações, de acordo com o tamanho. Reservar espaço com cadeiras.
- Entrega oficial das Caixas Estante, Estante Biblioteca Domiciliar e das demais doações de livros recebidos para a comunidade.

18h - Encerramento


Participe conosco!

Colabore como puder!

tambemqueroler.blogspot.com


Conheça o Projeto na íntegra acessando
http://tambemqueroler.blogspot.com/2011/07/projeto-tambem-quero-ler.html


*última alteração em 20/8/11


Vishttp://tambemqueroler.blohttp://tambemqueroler.blogspot.com/2011/07/projeto-tambem-quero-ler.htmlgspot.com/2011/07/projeto-tambem-quero-ler.html

Projeto Também quero ler!!!


DESTINO: MAMBAÍ/GO

Objetivo
Ajudar as crianças da cidade de Mambaí/GO, a 300 km de Brasília, no nordeste goiano, a terem em suas mãos, livros de boa qualidade. Estamos adotando esta cidade como nossa afilhada para promover a literatura infanto-juvenil.
Motivação
Uma das organizadoras, após seu casamento, faz visitas regulares a esta cidade. Encantou-se com algumas crianças da cidade que lêem os mesmos gibis mil vezes, doados por ela em certa ocasião, e que as traspõem para um mundo mágico.
Metodologia
Ações de arrecadação
1- Já estamos pedindo doações a todas as pessoas que conhecemos e já estamos recebendo-as. Quem sabe você não é umas das pessoas que possuem livros que seus filhos não lêem mais, já enjoaram ou estão atolados enchendo as estantes porque eles já passaram da idade... Peça para todos que você conhece.

2- Abrimos um blog para facilitar a comunicação com os envolvidos – tambemqueroler.blogspot.com

3- Fizemos contato com o projeto Caixa Estante em Brasília. Fomos muito bem recebidas e nos prometeram doar títulos que interessem às crianças.

4- Fizemos contato com o projeto do governo federal Arca das Letras. Também fomos muito bem recebidas e prometeram a doação de uma Arca, haja vista a cidade pertencer à área rural. As fichas para os receptores da Arca já estão sendo preenchidas conforme solicitado pelo Agente doador, a fim de ser providenciado um curso para os zeladores da Arca.

Ação de doação
1- Enquanto arrecadamos os livros, pesquisar na cidade por mães interessadas em acolher o projeto. É preciso conseguir um espaço próprio para administrar as doações. Serve um galpão que esteja sobrando...
2- Para receberem os livros, incentivaremos a formação de um grupo de pelo menos dez pessoas interessadas em aprender contação de histórias, em estilo de oficina com fantoches e criação de materiais literários, a ser ministrado no dia da entrega dos livros, de acordo com o cronograma.
3- Confecção de uma caixa estante para proporcionar a circulação de livros entre as casas da cidade.
Ação de recepção
1- Estabelecer comunicação para verificar a possibilidade da população acolher as pessoas que participarão do evento em suas casas para pernoite.
2- Providenciar os locais para o evento, escola, igreja... Convidar os moradores da cidade. Preencher fichas de inscrição dos candidatos para o curso contador de história.
Resultados Esperados
1- Esperamos estabelecer contato pelo menos 90 crianças na pequena cidade de Mambaí/GO.
2- Esperamos ministrar um curso de Contação de Histórias para pelo menos 20 pessoas do local.
3- Distribuir Arca das Letras
4- Distribuir uma Caixa Estante
5- Entregar os títulos arrecadados por terceiros para o evento.
6- De acordo com a integração da equipe de trabalho, o angariamento de doações e a receptividade de Mambaí, esperamos acolher outros destinos.

Resultados Alcançados
1- O primeiro Também Quero Ler, ralizado em Mambaí/GO alcançou um público de 422 pessoas durante o dia. Pela manhã foi anotada a presença de 96 crianças e 230 pela tarde. A Equipe de Brasília contou com o apoio de 28 pessoas que se doaram com alegria para a realização do Projeto. Havia material para mais 158 crianças. Observou-se que as crianças que participavam de oficinas que requeriam acompanhamento de pais ou responsáveis estavam sozinhas. Considerou-se pouca adesão dos adultos.
2- O curso de Contação de Histórias foi realizado pela contadora de história profissional de Brasília a Sra. Adriana do Grupo Matrakaberta, para 30 adultos e em seguida houve contação com a participação de aproximadamente 96 crianças (público aberto). Durante a tarde foram realizadas as oficinas de origami 1 (crianças pequenas), origami 2 (jovens a partir de 12 anos), fantoches, dedoches (da Fábrica Mil Dedoches), sucata, teatro e representação, e um mini curso chamado RRR - reciclar, reutilizar e reduzir acompanhado de oficina de sabão para adultos. Fomos privilegiados com a presença de dois palhaços que animaram o dia e o momento Palco Da Coragem. O palhaço Mimico é integrante do Grupo Camarim e o Letrício foi batizado com louvores no dia do Evento. O Projeto contou com a presença da pintura de rosto que alegrou a meninada com borboletas maravilhosas e aranhas. Cada criança revebeu uma sacola tipo capanga de cor amarela para guardar suas produções nas oficinas e também gibis do Sesinho, doados especialmente para o projeto.
3- Não foi possível levar a Arca das Letras para Mambaí. A pessoa que a prometeu não conseguiu. O trâmite é bem complexo e existe toda uma estrutura de reuniões locais para avaliar o interesse da comunidade em obter a Arca.
4- Foram distribuídas duas Caixas Estantes e quatro estantes tipo prateleira na modalidade biblioteca domiciliar seguindo o padrão da Mala do Livro de Brasília.
5- Foram entregues aproximadamente dois mil títulos arrecadados pela equipe do Também Quero Ler devidamente catalogados, registrados e carimbados distribuídos entre as seis BDs e uma parcela de enciclopéidas para a Escola acolhedora do projeto Sebastião Moreira. Louvores à Diretora Luciana, da Estadural Sebastião Moreira pelo empenho e dedicação antes, durante e depois do evento. Dentre o acervo, além das ricas obras literárias infantis, infanto-juvenil e adulto, arrecadamos livros didátidos do segundo grau em excelente estado de conservação. Algumas enciclopédias de arte e de saúde fizeram a diferença na riqueza de títulos. Todos os livros arrecadados para o evento foram transpostados para o local. Foi preciso um caminhão 3/4 para transportar o material. Houve pouca arredacação de gibis. Um úcico casal doou cerca de 30 exemplares que foram distribuídos nas seis Bibliotecas Domicilares. Destaque para o livro de aventura Harry Potter e a coleção completa do Crespúlo, atualmente os favoritos entre a juventude. Excelentes romances adultos acompanharam o acervo, destaque para o livro A Cabana e o Colecionador de Pipas.
6- Fomos muito bem acolhidos na cidade de Mambaí pelos moradores. Apesar do projeto ter se preocupado em fazer todas as comunicações oficiais necessárias para entrar pela porta da frente, observou-se uma certa extranheza política haja visto nunca terem se deparado com este tipo de doação. Após a reunião de avaliação ficou definido novo destino e data para o prósimo evento, a ser divulgado posteriormente. Percebeu-se a necessidade de criar algo que envolva os habitantes locais para o projeto ter mais adesão dos adultos.
7- Em contrapartida, no domingo seguinte ao evento em Mambaí, os membros do Também Quero Ler se deliciaram com as belezas naturais da Cidade, andando por entre trilhas e cavernas, onde foi possível participar dos brinquedos radicais como a tiroleza de 320 metros e o rapel na cachoeira de 42 metros de altitude. Agradecimentos especiais a Mambaí Adventure que nos doou os ingressos.
Organizadores
Giulieny Matos
Autora do Livro “A Menina Derretida”, a ser lançado pela Editora RHJ
giulienymatos.blospot.com
no google procurar trocadefigurinhas.blogspot

Mauricéia Nascimento
Professora da Secretaria de Educação do DF e trabalha com alunos internados no Hospital Regional de Samambaia

tambemqueroler.blogspot.com

Ilson Lopes
Diretor Executivo
tambemqueroler.blogspot.com